quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sobre este bloguinho


Este não é o primeiro nem o último blog sobre porquinhos-da-índia. Não temos a pretensão de ser o bastião da verdade sobre como se deve ou não criar um porquinho (e fundarmos mais uma Igreja Fundamentalista da Verdade Absoluta"), porque de "verdades absolutas" o mundo está cheio... e também cheio de vaidade nociva, intolerância, arrogância e ignorância, ingredientes degenerativos da civilização humana.  Pretendemos aqui relatar algumas experiências sobre a criação amadora e apaixonada do "Cavia porcellus", vulgo porquinho-da-índia.
Vocês até podem encontrar informações aqui neste blog que contradizem outras disponíveis em outros sites sobre porquinhos-da-índia.  Não se irritem, por favor. Apenas expressamos nossas conclusões baseados em nossa experiência, observações, acesso a relatórios de pesquisas científicas e principalmente, pelo bom senso.  Tudo é passível de mudança, dados científicos e por que não, inclusive nossas opiniões.
Lembramos que somos adeptos da filosofia da posse responsável e incentivamos a adoção de animais, do respeito mútuo e da cultura da Paz.

Bem vindos!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

É porco ou rato?

Charlie, porquinho-da-índia (Cavia porcellus) macho de 126 dias

Cavia porcellus é o nome da espécie do porquinho-da-índia. "Cavia" é uma palavra latina que significa "roedor sem rabo" e "porcellus", pequeno porco. Uma coisa que pouca gente sabe é que, apesar do nome "porquinho" e da aparência, eles não são porcos nem ratos, nem coelhos.

 Pertencem à Família dos Caviidae, a mesma Família da capivara (Hydrochoerus hydrochaeris), dos preás (Galea ssp, Cavia ssp), da mara (Dolichotis ssp), do mocó (Kerodon ssp). 

O porquinho-da-índia doméstico, também chamado de cobaia, originou-se nas montanhas e pradarias da região do altiplano dos Andes.  Arqueólogos acreditam que a espécie selvagem que deu origem ao porquinho-da-índia atual começou a ser domesticada pelos índios há cerca de 7.000 anos atrás.  Os cientistas ainda tentam descobrir qual teria sido esta espécie original.  Chegou-se a cogitar que uma subespécie muito parecida com a do preá  encontrado no Brasil fosse esse ancestral.   Trabalho publicado na Revista Chilena de História Natural, a partir da análise comparativa do DNA mitocondrial das espécies de préas, concluiu que os porquinhos-da-índia (Cavia porcellus) são mais próximos do preá-andino (cuy andino peruano) Cavia tschudii que das outras espécies de préa (Cavia aperea ssp, Cavia fulgida.), sendo o preá andino o ancestral selvagem mais provável.



Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) - fotografia de Eduardo Justiniano

Mocó (Kerodon rupestris)
ilustração de www.planet-mammiferes.org
Cavia tschudii , este é o preá-andino. Há estudos científicos que suportam a tese de que
esta é a espécie selvagem domesticada pelos ancestrais dos incas, há 7.000 anos,  que originou o nosso Cavia porcellus (porquinho-da-índia).

Cavia aperea resida, o preá brasileiro.


Mara (Dolichotis sp), nativa da Argentina.


Kerodon sp., outra espécie de mocó.


Mocó (Kerodon rupestris sp), com uma mutação genética
 que gerou a testa branca, encontrado na RPPN Fazenda Morrinhos em 03/07/2008
fotografia de José Juracy Pereira