quinta-feira, 22 de março de 2012

Rações para porquinhos-da-índia no Brasil: "vala comum" entre os roedores

Infelizmente ainda não temos no Brasil uma ração específica para porquinhos-da-índia. Estes animais possuem necessidades diferentes dos demais roedores, como por exemplo, a necessidade de suplementação nutricional constante de vitamina C e o impacto que o cálcio pode provocar em indivíduos adultos (por volta de um ano de idade).
As indústrias de produtos alimentícios para animais de estimação no Brasil, como a Purina, a Zooteknica, Alisul-Supra, Royal Pet Food C. A. R. A. por questões econômicas, por falha de pesquisa de análise de mercado consumidor ou por questão de ignorância ou desconhecimento, focam seus produtos para as necessidades de coelhos, hamsters, chinchilas, etc, deixando o porquinho-da-índia na "vala comum" dos roedores.

Resta ao criador amador ou importar as caríssimas rações dos Estados Unidos e Inglaterra ou escolher entre as disponíveis no Brasil, reconhecendo o risco dos malefícios que estas podem causar aos seus porquinhos-da-índia a médio e longo prazo!

Existe uma ração no Brasil, a Nutricobaia, cuja composição nutricional atende às necessidades nutricionais de porquinhos-da-índia. Entretanto, ela foi concebida para alimentar porquinhos-da-índia de laboratórios e biotérios, as cobaias que precisam crescer, ganhar peso e reproduzirem-se rápido e tem baixa expectativa de vida.  Para atender estas necessidades, a Nutricobaia possui a vitamina C, mas mantém o cálcio e alto teor de proteínas, hormônios e gordura, por isso, não são adequadas para aqueles porquinhos-da-índia de estimação.
O dono de um porquinho de estimação quer que ele viva o maior tempo possível, sadio, e com qualidade de vida; ao longo do tempo, quais serão os efeitos de uma ração "turbinada" no porquinho-da-índia doméstico?
Há algum tempo atrás, a Nutricobaia usava produtos derivados de animais para compor a base proteica da ração, hoje já substituiu este ingrediente. Ela é vendida em sacos de 20 kg, porque a ração é destinada a grandes criatórios, e não ao criador doméstico.

Outro perigo são as rações a granel.  Rações mantidas em exposição e vendidas a granel correm o risco de contaminação por ratos, fezes de animais, pesticidas, fungos e bactérias, além de não se saber precisamente quais são seus ingredientes nem sua validade.  Por isso, devem ser evitadas.

Outra dificuldade para o criador amador é que nem todas as rações produzidas no Brasil tem distribuição nacional.  Isso faz com que o criador tenha de dar ao seu porquinho-da-índia a ração disponível no seu mercado regional. Muitas vezes, a única disponível é aquela vendida a granel.

 

 

Como escolher a  ração "menos pior"


alguns rótulos de embalagens de rações disponíveis no mercado nacional. Note que todas elas tem a indicação de serem para algum roedor e porquinho-da-índia! Impossível, dadas as necessidades específicas dos porquinhos:



 

Dessas rações as mais utilizadas em biotérios e especializadas para porquinhos-da-índia (segundo os fabricantes) são a Presence e a Biotec (Biobase). São vendidas em embalagens de 20kg. As mais utilizadas por amadores são a Pet Valle e a Funny Bunny.

Então, se você não pode importar a ração, resta escolher a "menos pior"! Ao escolher uma ração, atente para os seguintes quesitos:

1. Ração com menor quantidade de cálcio, menor % por grama:

Porquinhos-da-índia tem necessidades nutricionais diferentes para cada fase de desenvolvimento. Porquinhos em idade de crescimento e as prenhes necessitam ingerir maior quantidade de cálcio que os adultos.  Se o seu porquinho está nesse grupo, ele pode receber quase todas as rações disponíveis, pois são feitas a base de alfafa, que por sua vez é rica em cálcio.  Uma dieta muito rica em cálcio e a pre-disposição genética de um porquinho-da-índia podem leva-lo a desenvolver cálculos renais.  Isso é doloridíssimo, pode abrir caminho para infecções urinárias e morte do animal. Se o porquinho jovem é predisposto a desenvolver o cálculo renal, a ração pode acelerar o aparecimento da doença.
Se o seu porquinho já for adulto, por volta dos 12 meses de vida, então ele precisa de menores quantidades de cálcio. Então, a ração "Funny Bunny - Delícias da Horta", especial para coelhos, da empresa Alisul-Supra, não é indicada para adultos. Mas, se apenas esta for encontrada em sua região... dê a Funny Bunny, mas evite outros alimentos a base de alfafa, couve, e outros vegetais ricos em cálcio.

2. Ração sem ou com a menor quantidade possível de grãos, nozes, castanhas, coco, sementes, frutas cristalizadas.

Rações com esses ingredientes e derivados deles devem ser evitadas também. Quantas vezes você já viu em petshops o girassol e milho sendo oferecidos a porquinhos-da-índia? Pois é, não pode! Esses alimentos são ideiais para gerbis, hamsters, chinchilas, topolinos. Nozes, frutas cristalizadas, sementes e grãos não fazem parte da dieta natural das espécies de Cavia sp (porquinhos-da-índia, preás).  São ricas em óleos, gorduras e proteínas com pouco ou nenhum valor nutritivo para porquinhos-da-índia. Excesso de proteína e gorduras podem fazê-los engordar; as cascas do girassol e de outras sementes podem fazer com que engasguem ou se asfixiem, provocar alergias além do risco de envenenamento pela presença de aflatoxina, principalmente no milho e no amendoim. Evitem os mix de frutas e legumes!

3. Ingredientes e subprodutos de origem animal.

Farinha de ossos, de peixe, e todo subproduto ou derivado de animais NÃO PODEM ser usados! Podem ser bom para plantas e carnívoros; porquinhos-da-índia são herbívoros e possuem em seu intestino bactérias especializadas no processamento da celulose e vegetais. Oferecer alimentação para a qual não estão adaptados, significa expo-los a situação de risco, como o cancer.


4. Rações com flocos coloridos, adocicados ou açucarados e conservantes.
( www.guinealynx.info/pellets.html )
Melaços
Xarope de milho
Xarope de milho rico em frutose (HFCS)
Sacarose
Propileno glicol (provoca a morte prematura das hemácias)
Propil galato
Sorbato de potássio
Metabissulfato-nitrato-de-sódio
Nitrito de sódio
Sódio (altas quantidades)
Etoxiquina
Hidroxianisol butilato (BHA)
Butil-hidroxitolueno (BHT)
Corantes


Cabe lembrar que NENHUMA ração, mesmo a importada que é balanceada e específica para porquinhos-da-índia, substitui o feno de capim, nem os vegetais frescos.  Uma boa e sadia dieta está baseada nestes três elementos! Ao comprar sua ração, verifique também a validade e se a embalagem não contem fissuras nem furos.

Para quem usa a ração nacional, é INDISPENSÁVEL a administração oral de duas ou três gotas de vitamina C (Redoxon infantil, Cewin gotas ou Vita Vet C) ao porquinho-da-índia, todos os dias ou em dias alternados, conforme a dieta. Pingue as gotas em uma colher, colete-as com uma seringa de aplicação de insulina e sem agulha e dê na boca do animal.


Há uma campanha em curso,"Campanha por Ração Própria", angariando assinaturas para solicitar das indústrias de nutrição animal a produção de uma ração específica para porquinhos-da-índia.  Está disponível para adesão no site www.porquinhosdaindia.info . Colabore.