quarta-feira, 27 de junho de 2012

Bijú: uma história de amor e criatividade!




Esta história foi enviada pela Débora, de Pelotas, RS, a qual gentilmente autorizou a publicação das imagens neste bloguinho:



Somos um casal até então sem filhos, e sempre quisemos dividir um pouquinho de nosso amor com um bichinho de estimação.  Tivemos um poodle muito impertinente, um periquito que achava que era gente, mas que infelizmente acabou lanchado pelo gato do vizinho, um casal de periquitos que passava o dia gritando e brigando, e para quem mora em apartamento é complicado ter bichos, principalmente os mais barulhentos. Um dia meu marido passou na frente de um pet shop e teve a idéia de comprar um porquinho-da-índia. 

Não pudemos comprar naquele mesmo dia, pois estávamos com pressa. Era um sábado. Na segunda-feira ele foi ao pet shop, comprou e trouxe o porquinho.  Nem sabíamos se era menina ou menino porque o pessoal do pet shop não sabia fazer a sexagem nem informar a idade do porquinho. Então fui pesquisar e no primeiro exame achamos que o bichinho era menina e lhe demos o nome de Bijú!



Colocamos Bijú numa gaiolinha, demos comida e quando o meu marido foi fazer carinho sentiu que algo se mexia na barriguinha!

- Amor corre aqui vem ver uma coisa! Eu acho que já vamos ser avós!



E a pobre Biju bem acuada num cantinho da gaiola! Eu pensei:  "Meu Deus! Como um bichinho tão pequenino já pode estar prenha? E agora? Há quanto tempo ela está prenha? Qual a idade da Bijú?"  São perguntas para as quais até hoje eu não obtive resposta! Calculei que Bijú tivesse de  três a quatro meses e já estivesse no fim da gestação! Mas o que importava era que ela precisava de espaço e cuidados! Tínhamos de dar um jeito!



A barriga da Bijú cresceu... e como cresce rápido! A gaiola foi ficando pequena e precisávamos de um cercadinho para acomodar a Bijú e os filhotes quando nascessem. Então, resolvemos construir um, afinal, Bijú merece o melhor!


Construindo o cercado:


Dimensões:
O cercado tem 65cm de largura, 125cm de comprimento e 45cm de altura.

Material para o cercado:


02 sarrafos de 2,5x2,5x6 metros
02 metros de tela para viveiro
02 kits de arremate de porta ou guarnição
100 gramas de pregos 12x12
20 pregos grandes para prender a armação e mante-la firme
01 m² de forro PVC

A casinha: 
3 folhas de forrinho de pinus 
200 gramas de preguinhos sem cabeça






Assim que a colocamos no cercado, Bijú disparou a correr enlouquecida, em círculos, entrou na casinha e saiu várias vezes, até que num momento acomodou-se na casinha e não saiu mais de lá a não ser para comer, beber, tomar a vitamina C!


Trinta dias depois Bijú deu a luz  a quatro lindos e saudáveis bebezinhos,  três fêmeas (Bartolina, Boneca e Sapeca) e um macho (Nino). Todos passam muito bem! Parabéns a todos!



terça-feira, 26 de junho de 2012

Meu porquinho-da-índia não gosta de mim!



"Com porquinhos, a gente aprende a valorizar cada pequena demonstração de confiança... porque a natureza deles é não confiar! Cada pequeno gesto é uma conquista, e vale muito a pena."
Regiane "Panqueca"Bagni, em 02/07/2012 no Fórum Porquinhos BR

Amora  da Melina (Recife), com menos de 30 dias de vida. 


Em primeiro lugar, se o seu porquinho foge de você, reage aos seus carinhos, não gosta de ser pego, fique calmo! Você não é o único que passa por isso!

Porquinhos-da-índia e preás, como os demais roedores, estão na base da cadeia alimentar, ou seja, são presas. São predados por gaviões, serpentes, felídeos, canídeos e pelo homem. A fuga é uma estratégia de sobrevivência, assim como viver em bando, ser precocemente fértil e capaz de gerar muitos filhotes.

Um porquinho-da-índia ao fugir de você não está fazendo nada mais do que o seu instinto primitivo determina: fugir de um possível predador para salvar a própria vida. Este instinto sobreviveu apesar da domesticação, sendo raríssimas as exceções de porquinhos-da-índia  que se deixam facilmente pegar.

Porquinhos-da-índia que não reagem quando tentamos apanha-los podem estar doentes! A grande maioria está em constante alerta.

Portanto ao trazer um porquinho-da-índia novo para sua casa, por mais fofo que ele seja, resista à tentação de pega-lo e não exija dele a "mansidão" de um bichinho de pelúcia! Aqui seguem algumas sugestões:

1. Imagine no estresse que o porquinho está passando: ele nasceu, aos 21 dias foi afastado da mãe e do seu grupo (demais porquinhos do caviário); depois foi levado para um petshop onde ficou junto de animais e em um espaço totalmente desconhecido e ameaçador; depois foi levado por você até sua casa! O estresse provoca queda na resposta imunologica do porquinho, por isso, não é raro ele chegar em sua casa e em poucos dias apresentar sintomas de sarna, micose, etc.

2. No cercado que você preparou, deixe um local para ele se esconder (pode ser uma caixa de papelão). Resista à tentação de levantar a caixa toda hora para ver se o porquinhos está bem! É importante que ele descanse, acostume-se com os odores e o cheiro do novo local onde ele irá morar, com a  comida, com os ruídos da casa, com as vozes das pessoas.  Apenas o pegue para dar a ele a vitamina C (5 gotas diretamente na boquinha, por 7 dias. Após isso, duas por dia). Nos primeiros dias, o porquinho vai se alimentar quando ninguém estiver por perto e durante à noite. Após uma semana, você pode começar a pega-lo com mais frequência.

3. Porquinhos fazem suas necessidades próximos do local onde se alimentam ou no local onde se sentem protegidos, ou seja, na toca. Durante a semana de "repouso", aproveite o momento em que for dar a vitamina C para limpar a toca, removendo as fezes.

3. Após o "repouso" de uma semana, você pode começar a pega-lo mais vezes. Uma dica é fazer com que ele associe os moradores da casa com conforto e comida. Quando você estiver assistindo TV, por exemplo, arrume um paninho ou toalhinha, enrole o porquinho nele e o deixe sobre o seu colo.  Pode também, cobrir a cabecinha dele. Isso é para simular uma toca, reduzindo o estresse e deixando o porquinho quentinho e confortável.  Pique pedacinhos de catalônia, almeirão ou pepino e deixe próximos da boquinha do porquinho. Se ele estiver com fome, curioso e relaxado, vai mordiscar a comidinha. É importante não força-lo comer!
Porquinhos-da-índia quando ficam inquietos no colo, é porque estão desconfortáveis ou querem "ir ao banheiro". A toalhinha também ajuda nesse caso.

Quanto menos for respeitado o período de adaptação do porquinho a um novo lar, maior a probabilidade de manifestação de doenças (como a sarna) e mais tempo levará para ele se acostumar com o dono.


Agradecemos à Melina por ter nos autorizado a utilizar a imagem da Amorinha neste artigo!