sábado, 29 de setembro de 2012

Cardápios para Porquinhos -


Manhã
Tarde
Noite
segunda-feira
6h30: feno + 20g de ração

12h30: 1 rodela de jiló + feno
18h30: 20g de ração + feno
9h30: 2 folhas de almeirão

15h30: 1 rodela de cenoura + feno
21h30: 2 folhas de almeirão + feno
terça-feira
6h30: feno + 20g de ração

12h30: 1 rodela de tomate + feno
18h30: 20g de ração + feno
9h30: 2 folhas de chicória

15h30: 1 rodela de jiló + feno
21h30: 2 folhas de chicória + feno
quarta-feira
6h30: feno + 20g de ração

12h30: 1 rodela de chuchu + feno
18h30: 20g de ração + feno
9h30: 2 folhas de almeirão

15h30: 1 rodela de berinjela + feno
21h30: 2 folhas de almeirão + feno
quinta-feira
6h30: feno + 20g de ração

12h30: 1 pedaço de pera, sem caroço + feno
18h30: 20g de ração + feno
9h30: 2 folhas de chicória

15h30: 1 rodela de pimentão vermelho+ feno
21h30: 2 folhas de chicória + feno
sexta-feira
6h30: feno + 20g de ração

12h30: 1 rodela de pepino japonês + feno
18h30: 20g de ração + feno
9h30: 2 folhas de almeirão

15h30: 1 rodela de berinjela + feno
21h30: 2 folhas de almeirão + feno
sábado
6h30: feno + 20g de ração

12h30: 1 rodela de pepino japones + feno
18h30: 20g de ração + feno
9h30: 2 folhas de chicória

15h30: 1 rodela de pimentão verde + feno
21h30: 2 folhas de chicória + feno
domingo
6h30: feno + 20g de ração

12h30: 1 pedaço de melancia(branco c/casca)
18h30: 20g de ração + feno
9h30: 2 folhas de almeirão/catalônia

15h30: folhas de coentro, sem rama +feno
21h30: 2 folhas de almeirão/ catalônia + feno

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Alimentos perigosos para porquinhos-da-índia

  • Evite rações do tipo mix, mistas com nozes, sementes, frutas secas e flocos coloridos;

  • Jamais alimente seu porquinho com carnes, ovos, queijo, leite, iogurte, leite fermentado, alimentos que levam em sua formulação derivados de gordura animal e farinha de ossos; 

  • Jamais deixe o seu porquinho comer biscoitos, bolachas, doces e chocolates! 

  • Evite sementes com casca, como a semente de girassol, porque ao come-la o porquinho pode se engasgar e morrer asfixiado. 

  • Evite ou use com moderação vegetais crucíferos como as couves, repolhos e brócolis, pois podem causar gases em seu porquinho. Gases estufam e geram desconforto, além de prejudicam os intestinos e interferem na absorção de nutrientes de outros alimentos. Outro motivo para o uso moderado é o alto teor de cálcio desses vegetais que podem gerar, a partir do consumo intenso e da pré-disposição do porquinho, depósitos de cálcio na bexiga;

  • Evite guloseimas e petiscos comercializados para porquinhos. Muitos são prejudiciais à saúde  e nutricionalmente muito pobres (muitos contêm gordura, açúcares e cálcio em excesso), estes alimentos  podem resultar em diminuição do consumo dos alimentos básicos que os porquinhos realmente precisam.

  • Porquinhos-da-índia não podem comer figos nem suas folhas;  

  • É desaconselhável servir batatas, cascas de batatas e suas ramas; 

  • Jamais dê ao seu porquinho-da-índia leguminosas como feijões, soja, favas, lentinha, ervilha e suas partes, inclusive vagens, folhas e caules!.

  • Evite folhas ou quaisquer partes verdes do tomateiro. O tomate pode ser dado, de preferência o tomate cereja, mas em pouca quantidade e sem as sementes.

  • Geralmente plantas de jardim e flores são tóxicas aos porquinhos. Igualmente os são as ervas daninhas. Portanto, se quiser solta-lo em seu jardim, supervisione-o para que ele não coma nada.. 

  • Amendoim não pode ser dado. Há um fungo que ataca o amendoim e são produzidas as aflatoxinas. Aflatoxinas são altamente tóxicas e provocam cirrose, hepatite, hemorragia nos rins, aborto, má formação nos fetos e câncer;
O seu bichinho de estimação só comerá o que você servir. Todo ato que coloque desnecessariamente sua vida em risco pode ser interpretado à luz da legislação brasileira como mau-trato, portanto, CRIME!

"Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida."
Declaração Universal dos Direitos dos Animais

    domingo, 2 de setembro de 2012

    Dieta de Porquinhos-da-índia

    Porquinhos-da-índia são herbívoros (vegetarianos) e devem comer essencialmente capim ou feno. Necessitam do capim ou feno para manterem a saúde e o bom funcionamento dos intestinos. Seus dentes crescem permanentemente e o capim ou o feno, com suas longas fibras, exigem um bom trabalho de mastigação e com isso, ocorre o desgaste dos dentes.  Nenhum outro alimento ou brinquedo substitui o feno ou o capim nesta tarefa!

    O porquinho-da-índia precisa de vitaminas, proteínas e sais minerais que o capim sozinho não é capaz de suprir. Este complemento o porquinho obtém através da ração balanceada. Já explicamos como escolher uma boa ração para o seu porquinho no capítulo sobre Rações .  Rações são calóricas e por isso não podem ser fornecidas em grandes quantidades aos porquinhos! Recomenda-se que porquinhos até os seis meses comam 40 gramas diárias de ração, ao passo que adultos podem receber de 50 a 60 gramas. Porquinhos adultos consomem, em média, cerca de um quilograma de ração por mês.

    Vitamina C é essencial!  Tanto os seres humanos quanto os porquinhos são incapazes de sintetizar esta vitamina. A carência de vitamina C provoca uma doença dolorosíssima denominada escorbuto, além de afetar a capacidade do organismo do porquinho de reagir a infecções virais e bacterianas! Sintomas de que seu porquinho está criticamente carente de vitamina C são, entre outras:
    • apatia. O porquinho fica muito quieto e só se alimenta quando você o pega e o coloca próximo à comida.
    • dificuldade de locomoção. As articulações inflamam e ficam dolorosas, por isso o porquinho pára de andar ou quando anda não caminha, mas salta como se imitasse um sapo. 
    • dentes amolecidos, hemorragia na gengiva
    • perda de dentes
    • pelo arrepiado e opaco
    • perda do tônus muscular. O porquinho rola, fica molinho não consegue se levantar, como se estivesse desmaiado ou morto.
    • dificuldade respiratória
    • espirros frequentes com liberação de muco
    • aborto
    A vitamina C é obtida pela ingestão de vegetais e frutas frescas ou através de suplemento nutricional.  O complemento nutricional é a forma segura de se garantir que o porquinho realmente está ingerindo a quantidade necessária de vitamina C para se manter saudável. Três gotinhas diárias de vitamina C dadas diretamente na boquinha do porquinho, com o auxílio de uma seringa fina (de insulina), são suficientes.
    Há alimentos que embora sejam fonte de vitamina C não podem ser dados frequentemente ou em grandes porções para o porquinho, por serem fonte de proteínas e minerais nocivos a eles.

    Porquinhos necessitam de vegetais frescos. Todavia, como estes animais retem cálcio em seu organismo (por isso sua urina quando seca, deixa uma mancha branca) convém evitar alimentos como a alfafa, a couve. Alface quando dado frequentemente ou em grande quantidade provoca diarréia. Diarréia pode matar um porquinho! 

    Recomenda-se o almeirão, a catalônia, a escarola, a chicória, o pepino japonês.

    Frutas e frutos não podem ser dados diariamente, nem em grandes porções, para evitar-se o desenvolvimento de diabetes, de obesidade e outras doenças. Frutas cítricas como o limão, a laranja, a casca da maça podem ferir os lábios dos porquinhos.

    Recomenda-se a melancia (casca com a parte branca, que é rica em arginina, aminoácido essencial), kiwi, tomate-cereja, pêra, maçã (sem casca), uva sem caroço, melão, manga, amora.

    Água fresca e filtrada. Mantenha sempre o bebedouro limpo e verifique sempre se está com água.


    Nunca alimente seu porquinho-da-índia com carne, leite, iogurte, leite fermentado, farinha de ossos, gordura animal, feijão, ervilha, lentilha, favas e figo.