sábado, 30 de julho de 2016

Ração própria para porquinhos-da-índia: Nutrópica

Até pouco tempo atrás não possuíamos no Brasil uma ração própria para porquinhos-da-índia. Escrevemos um artigo sobre isso, contando um pouco da história e os motivos disso ocorrer no Brasil.

Atualmente encontra-se disponível no mercado a ração "Nutrópica: Porquinhos-da-índia Premium", nas versões ração e muesli (um tipo de "granola" para porquinho, que não pode ser dado com frequência, ou até mesmo evitado).

A vantagem, segundo a rotulagem, é que a vitamina C (vitamina imprescindível para os porquinhos) está presente na composição da ração. Para quem alimenta seus porquinhos com Pet Vale, Funny Bunny, e outras, tem de dar todos os dias a gotinha de vitamina C para eles. Quando a vitamina C está presente na ração, este procedimento pode ser dispensado. Mas atenção, a vitamina C se oxida em contato com o ar, luz e água, portanto a embalagem deve ser muito bem fechada.

O odor da ração é bom, tem realmente cheiro de "mato", cheiro de chá verde. A cor é verde, cor de alfafa.

Um aspecto positivíssimo é a ausência de ingredientes transgênicos, o que é excelente para a saúde global de nosso planeta e principalmente para a saúde sócio-ambiental de nosso Brasil. Ser livre de transgênicos significa não conter soja e milho, ingredientes que fazem parte de outras rações e que são nocivos para os porquinhos.

A ração é bem acondicionada, vem em um saco de plástico aluminizado lacrado dentro de uma caixa de papel cartão rígido.

Um aspecto negativo é que a base da ração continua sendo a alfafa, que é riquíssima em cálcio, excelente para cavalos, hamsters, coelhos, porém péssima para porquinhos-da-índia. Outro aspecto negativo é o preço. É cara. Em São Paulo, capital, a embalagem de 1,5 Kg sai por R$50,00. Em agosto de 2017, R$ 53,90.

O site da Nutrópica, empresa sediada em Indaiatuba, no estado de São Paulo, nada fala de sua nova linha de rações para roedores, mas enfatiza sua linha destinada para a alimentação de aves exóticas e silvestres! Falha da empresa!

Muita coisa tem de ser melhorada na ração, ou até mesmo outras empresas especializadas em nutrição animal poderiam desenvolver rações de preços competitivos, de melhor qualidade, mais frescas, a base de feno de capim "coast cross" ou "tifton", com maior porcentagem de vitamina C, etc.




Socorro! Meus porquinhos fazem muito cocô e xixi! Quero um cercado limpinho "de cinema"!


Bem, para começar: qual a metragem do cercado de seus porquinhos? 

Eles fazem muito cocozinho mesmo, são verdadeiras máquinas de adubo.  Porém, se o espaço for muito pequeno, a tendência é acontecer do cocô e xixi se concentrarem, os porquinhos pisotearem e a lambança estar feita!

Não é raro porquinhos defecarem em potinhos de água e ração. Substitua os potinhos com água por garrafinhas. Quanto ao pote de comida, limpe-o todos os dias antes de colocar a ração. É comum porquinhos defecarem um ou outro cocozinho enquanto comem, inclusive come-los (isso se chama coprofagia, e é muito importante para a saúde deles) ou defecarem muito perto do local em que se alimentam.  
Também preferem fazer suas necessidades em locais mais protegidos, tipo toquinhas. Esta é a teoria... Mas existem muuuuuiiitas exceções!
Atualmente temos quatro porquinhos e cada um tem um comportamento diferente. Um faz a maior parte de suas necessidades num cantinho do cercado; inclusive o xixi. Outro, é "porcalhão", faz em todo lugar. Outra, "mina" apenas a toquinha. Há aquele que prefere fazer ao redor do potinho de ração.
Muitas pessoas fazem um "banheirinho" no cercado, constituído por uma bandejinha contendo granulado de madeira, com um pouco de feno por cima ou pendurado logo acima da bandeja. Essas pessoas dizem que o porquinho acaba se "acostumando" a fazer suas necessidades alí. Na verdade ele não se acostuma, mas como tende a ficar mais tempo onde há comida à disposição, é na bandejinha que fará boa parte de suas necessidades.

As fibras do feno - preferencialmente o coast-cross - deixam o cocô mais durinho e fácil de ser recolhido portanto, até uma dieta equilibrada interfere na facilidade de manutenção do cercado.

Quanto ao xixi: porquinhos liberam jatos de urina para repelir um inimigo, um concorrente ou algum impertinente. (isto é mais comum nas fêmeas). Uma porquinha que não quer ser montada, repele o macho ou a outra fêmea (fêmeas também montam por dominância, iguais aos machos) com  jatos de xixi. Isso pode estar acontecendo em seu cercado. Para se ter uma idéia, não é raro encontrar marcas de urina em paredes próximas ao cercado.

O segredo para se ter um cercado "de cinema", limpinho igual aqueles das fotografias, é realizar a catação diária dos cocozinhos e a troca semanal do substrato (soft, toalhas, etc).