Seu porquinho-da-índia ficou doente, você o levou ao veterinário e este prescreveu antibióticos. ! Saiba quais são os antibióticos tóxicos e letais para o seu bichinho:
amoxicilina
ampicilina
bacitracina
cefadroxila
cefalexina
cefalosporina
cefazolina
clindamicina
clortetraciclina
dihidrostreptomicina
erithromicina
lincomicina
oxitetraciclina
penicillina
streptomicina
tetraciclina
tilosina
Fique atento e avise ao seu veterinário sobre o perigo que estes medicamentos representam ao Cavia porcellus ! Nem tudo o que é bom para um cão ou gato é bom para um porquinho-da-índia!
Os antibioticos a seguir podem ser usados, desde que haja monitoramento das doses e dos efeitos colaterais.
azitromicina
cloranfenicol (palmitato de cloranfenicol e succionato sódico de cloranfenicol)
doxyciclina
cloranfenicol (palmitato de cloranfenicol e succionato sódico de cloranfenicol)
doxyciclina
enrofloxacina
trimetoprim-sulfametoxazol (bactrim)
Apenas o veterinário pode receitar um antibiótico, estabelecer a dosagem e durante quanto tempo o porquinho-da-índia deverá toma-lo. Não interrompa o uso do antibiótico sem o conhecimento prévio do veterinário!
Enquanto o seu porquinho-da-índia estiver usando o antibiótico, é recomendável que ele tome concomitantemente uma a duas doses diárias, segundo peso e idade, de probióticos para a recomposição da microbiota intestinal. Microbiota intestinal é a população de bactérias que habitam naturalmente o intestino do porquinho, que ajudam na digestão de alimentos e controlam o crescimento de outros microorganismos causadores de doenças. Quando o porquinho toma o antibiótico, parte dessas bactérias "benignas" morrem, favorecendo a proliferação dos microorganismos nocivos, a não absorção dos nutrientes dos alimentos ingeridos, a fraqueza e a diarréia. Com a diarréia vem a desidratação, e com esta, a morte do porquinho.
Não dê iogurtes nem Yakult ao porquinho! Produtos fermentados comprometerão ainda mais o funcionamento dos intestinos do porquinho!
Não dê iogurtes nem Yakult ao porquinho! Produtos fermentados comprometerão ainda mais o funcionamento dos intestinos do porquinho!
Perda de apetite, apatia, emagrecimento e diarreia são sinais de que a infecção é resistente ou que o porquinho é intolerante ao medicamento. Procure o veterinário imediatamente. Ele avaliará se a dose do probiótico e adequada e a substituição do antibiótico. É importante evitar a perda de peso. Para isso, o dono poderá fazer uma papinha e alimenta-lo à mão, com o auxílio de uma seringa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário