- Evite rações do tipo mix, mistas com nozes, sementes, frutas secas e flocos coloridos;
- Jamais alimente seu porquinho com carnes, ovos, queijo, leite, iogurte, leite fermentado, alimentos que levam em sua formulação derivados de gordura animal e farinha de ossos;
- Jamais deixe o seu porquinho comer biscoitos, bolachas, doces e chocolates!
- Evite sementes com casca, como a semente de girassol, porque ao come-la o porquinho pode se engasgar e morrer asfixiado.
- Evite ou use com moderação vegetais crucíferos como as couves, repolhos e brócolis, pois podem causar gases em seu porquinho. Gases estufam e geram desconforto, além de prejudicam os intestinos e interferem na absorção de nutrientes de outros alimentos. Outro motivo para o uso moderado é o alto teor de cálcio desses vegetais que podem gerar, a partir do consumo intenso e da pré-disposição do porquinho, depósitos de cálcio na bexiga;
- Evite guloseimas e petiscos comercializados para porquinhos. Muitos são prejudiciais à saúde e nutricionalmente muito pobres (muitos contêm gordura, açúcares e cálcio em excesso), estes alimentos podem resultar em diminuição do consumo dos alimentos básicos que os porquinhos realmente precisam.
- Porquinhos-da-índia não podem comer figos nem suas folhas;
- É desaconselhável servir batatas, cascas de batatas e suas ramas;
- Jamais dê ao seu porquinho-da-índia leguminosas como feijões, soja, favas, lentinha, ervilha e suas partes, inclusive vagens, folhas e caules!.
- Evite folhas ou quaisquer partes verdes do tomateiro. O tomate pode ser dado, de preferência o tomate cereja, mas em pouca quantidade e sem as sementes.
- Geralmente plantas de jardim e flores são tóxicas aos porquinhos. Igualmente os são as ervas daninhas. Portanto, se quiser solta-lo em seu jardim, supervisione-o para que ele não coma nada..
- Amendoim não pode ser dado. Há um fungo que ataca o amendoim e são produzidas as aflatoxinas. Aflatoxinas são altamente tóxicas e provocam cirrose, hepatite, hemorragia nos rins, aborto, má formação nos fetos e câncer;
O seu bichinho de estimação só comerá o que você servir. Todo ato que coloque desnecessariamente sua vida em risco pode ser interpretado à luz da legislação brasileira como mau-trato, portanto, CRIME!
"Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida."
Declaração Universal dos Direitos dos Animais
Declaração Universal dos Direitos dos Animais
Nenhum comentário:
Postar um comentário