domingo, 2 de setembro de 2012

Dieta de Porquinhos-da-índia

Porquinhos-da-índia são herbívoros (vegetarianos) e devem comer essencialmente capim ou feno. Necessitam do capim ou feno para manterem a saúde e o bom funcionamento dos intestinos. Seus dentes crescem permanentemente e o capim ou o feno, com suas longas fibras, exigem um bom trabalho de mastigação e com isso, ocorre o desgaste dos dentes.  Nenhum outro alimento ou brinquedo substitui o feno ou o capim nesta tarefa!

O porquinho-da-índia precisa de vitaminas, proteínas e sais minerais que o capim sozinho não é capaz de suprir. Este complemento o porquinho obtém através da ração balanceada. Já explicamos como escolher uma boa ração para o seu porquinho no capítulo sobre Rações .  Rações são calóricas e por isso não podem ser fornecidas em grandes quantidades aos porquinhos! Recomenda-se que porquinhos até os seis meses comam 40 gramas diárias de ração, ao passo que adultos podem receber de 50 a 60 gramas. Porquinhos adultos consomem, em média, cerca de um quilograma de ração por mês.

Vitamina C é essencial!  Tanto os seres humanos quanto os porquinhos são incapazes de sintetizar esta vitamina. A carência de vitamina C provoca uma doença dolorosíssima denominada escorbuto, além de afetar a capacidade do organismo do porquinho de reagir a infecções virais e bacterianas! Sintomas de que seu porquinho está criticamente carente de vitamina C são, entre outras:
  • apatia. O porquinho fica muito quieto e só se alimenta quando você o pega e o coloca próximo à comida.
  • dificuldade de locomoção. As articulações inflamam e ficam dolorosas, por isso o porquinho pára de andar ou quando anda não caminha, mas salta como se imitasse um sapo. 
  • dentes amolecidos, hemorragia na gengiva
  • perda de dentes
  • pelo arrepiado e opaco
  • perda do tônus muscular. O porquinho rola, fica molinho não consegue se levantar, como se estivesse desmaiado ou morto.
  • dificuldade respiratória
  • espirros frequentes com liberação de muco
  • aborto
A vitamina C é obtida pela ingestão de vegetais e frutas frescas ou através de suplemento nutricional.  O complemento nutricional é a forma segura de se garantir que o porquinho realmente está ingerindo a quantidade necessária de vitamina C para se manter saudável. Três gotinhas diárias de vitamina C dadas diretamente na boquinha do porquinho, com o auxílio de uma seringa fina (de insulina), são suficientes.
Há alimentos que embora sejam fonte de vitamina C não podem ser dados frequentemente ou em grandes porções para o porquinho, por serem fonte de proteínas e minerais nocivos a eles.

Porquinhos necessitam de vegetais frescos. Todavia, como estes animais retem cálcio em seu organismo (por isso sua urina quando seca, deixa uma mancha branca) convém evitar alimentos como a alfafa, a couve. Alface quando dado frequentemente ou em grande quantidade provoca diarréia. Diarréia pode matar um porquinho! 

Recomenda-se o almeirão, a catalônia, a escarola, a chicória, o pepino japonês.

Frutas e frutos não podem ser dados diariamente, nem em grandes porções, para evitar-se o desenvolvimento de diabetes, de obesidade e outras doenças. Frutas cítricas como o limão, a laranja, a casca da maça podem ferir os lábios dos porquinhos.

Recomenda-se a melancia (casca com a parte branca, que é rica em arginina, aminoácido essencial), kiwi, tomate-cereja, pêra, maçã (sem casca), uva sem caroço, melão, manga, amora.

Água fresca e filtrada. Mantenha sempre o bebedouro limpo e verifique sempre se está com água.


Nunca alimente seu porquinho-da-índia com carne, leite, iogurte, leite fermentado, farinha de ossos, gordura animal, feijão, ervilha, lentilha, favas e figo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário