sábado, 30 de julho de 2016

Ração própria para porquinhos-da-índia: Nutrópica

Até pouco tempo atrás não possuíamos no Brasil uma ração própria para porquinhos-da-índia. Escrevemos um artigo sobre isso, contando um pouco da história e os motivos disso ocorrer no Brasil.

Atualmente encontra-se disponível no mercado a ração "Nutrópica: Porquinhos-da-índia Premium", nas versões ração e muesli (um tipo de "granola" para porquinho, que não pode ser dado com frequência, ou até mesmo evitado).

A vantagem, segundo a rotulagem, é que a vitamina C (vitamina imprescindível para os porquinhos) está presente na composição da ração. Para quem alimenta seus porquinhos com Pet Vale, Funny Bunny, e outras, tem de dar todos os dias a gotinha de vitamina C para eles. Quando a vitamina C está presente na ração, este procedimento pode ser dispensado. Mas atenção, a vitamina C se oxida em contato com o ar, luz e água, portanto a embalagem deve ser muito bem fechada.

O odor da ração é bom, tem realmente cheiro de "mato", cheiro de chá verde. A cor é verde, cor de alfafa.

Um aspecto positivíssimo é a ausência de ingredientes transgênicos, o que é excelente para a saúde global de nosso planeta e principalmente para a saúde sócio-ambiental de nosso Brasil. Ser livre de transgênicos significa não conter soja e milho, ingredientes que fazem parte de outras rações e que são nocivos para os porquinhos.

A ração é bem acondicionada, vem em um saco de plástico aluminizado lacrado dentro de uma caixa de papel cartão rígido.

Um aspecto negativo é que a base da ração continua sendo a alfafa, que é riquíssima em cálcio, excelente para cavalos, hamsters, coelhos, porém péssima para porquinhos-da-índia. Outro aspecto negativo é o preço. É cara. Em São Paulo, capital, a embalagem de 1,5 Kg sai por R$50,00. Em agosto de 2017, R$ 53,90.

O site da Nutrópica, empresa sediada em Indaiatuba, no estado de São Paulo, nada fala de sua nova linha de rações para roedores, mas enfatiza sua linha destinada para a alimentação de aves exóticas e silvestres! Falha da empresa!

Muita coisa tem de ser melhorada na ração, ou até mesmo outras empresas especializadas em nutrição animal poderiam desenvolver rações de preços competitivos, de melhor qualidade, mais frescas, a base de feno de capim "coast cross" ou "tifton", com maior porcentagem de vitamina C, etc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário