terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Antibioticos toxicos para porquinhos-da-india



Seu porquinho-da-índia ficou doente, você o levou ao veterinário e este prescreveu antibióticos.  ! Saiba quais são os antibióticos tóxicos e letais para o seu bichinho:

*       amoxicilina
*       ampicilina
*       bacitracina
*       cefadroxila
*       cefalexina
*       cefalosporina
*       cefazolina
*       clindamicina
*       clortetraciclina
*       dihidrostreptomicina
*       erithromicina
*       lincomicina
*       oxitetraciclina
*       penicillina
*       streptomicina
*       tetraciclina
*       tilosina

Fique atento e avise ao seu veterinário sobre o perigo que estes medicamentos representam ao Cavia porcellus ! Nem tudo o que é bom para um cão ou gato é bom para um porquinho-da-índia!

Os antibioticos a seguir podem ser usados, desde que haja monitoramento das doses e dos efeitos colaterais.

*       azitromicina  
     cloranfenicol (palmitato de cloranfenicol e succionato sódico de cloranfenicol)
*       doxyciclina
*       enrofloxacina
*       trimetoprim-sulfametoxazol (bactrim)
Apenas o veterinário pode receitar um antibiótico, estabelecer a dosagem e durante quanto tempo o  porquinho-da-índia deverá toma-lo. Não interrompa o uso do antibiótico sem o conhecimento prévio do veterinário!
Enquanto o seu porquinho-da-índia estiver usando o antibiótico, é recomendável que ele tome concomitantemente uma a duas doses diárias, segundo peso e idade, de probióticos para a recomposição da microbiota intestinal. Microbiota intestinal é a população de bactérias que habitam naturalmente o intestino do porquinho, que ajudam na digestão de alimentos e controlam o crescimento de outros microorganismos causadores de doenças. Quando o porquinho toma o antibiótico, parte dessas bactérias "benignas" morrem, favorecendo a proliferação dos microorganismos nocivos, a não absorção dos nutrientes dos alimentos ingeridos, a fraqueza e a diarréia. Com a diarréia vem a desidratação, e com esta, a morte do porquinho.

Não dê iogurtes nem Yakult ao porquinho! Produtos fermentados comprometerão ainda mais o funcionamento dos intestinos do porquinho!

Perda de apetite, apatia, emagrecimento e diarreia são sinais de que a infecção é resistente ou que o porquinho é intolerante ao medicamento. Procure o veterinário imediatamente. Ele avaliará se a dose do probiótico e adequada e a substituição do antibiótico. É importante evitar a perda de peso. Para isso, o dono poderá fazer uma papinha e alimenta-lo à mão, com o auxílio de uma seringa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário