domingo, 5 de fevereiro de 2012

Cercado para porquinho-da-índia

Exibimos um modelo de cercado para porquinho-da-índia construido com telas aramadas especiais(espaçamento de 2,5 cm) e comuns (5 cm), polionda e cerâmica. As telas especiais visam evitar a fuga dos filhotes. Cada tela aramada utilizada mede 30 x 30 cm, e as laterais, 40 x 30 cm.
Sobre as placas de polionda, colocamos granulado higiênico de madeira para roedores e sobre este uma camada de feno de capim coast cross.
Existe uma forte e importante corrente de criadores amadores que defende o uso do tecido "soft-fleece" (em Portugal, o tecido é conhecido por "manta polar") na forração do cercado, pois entendem que este seria o modo mais seguro de proteger o animal da pododermatite, infecção bacteriana nos pés altamente contagiosa e letal. Sobre o polionda, é posta uma camada de toalhas e sobre esta, o soft-fleece.

No modelo abaixo, o material tem de ser trocado e o polionda higienizado impreterivelmente a cada cinco dias! Em relação a forração de soft, este é o mais dispendioso, haja vista o valor do granulado higiênico ser caro e muitas vezes indisponível para compra na maior parte dos pequenos estabelecimentos comerciais especializados (PET SHOPs). Desaconselhamos o uso de forração de feno de alfafa, porque a alfafa ingerida em excesso pode ser prejudicial aos porquinhos-da-índia pela alta concentração de cálcio e também pelo cheiro forte exalado por esta planta, que reagindo com a urina do porquinho torna-se in-su-por-tá-vel!
Ressaltamos que o cercado abaixo ilustrado é estreito e abrigava três porquinhos jovens. A ampliação em largura é necessária para lhes oferecer maior espaço e conforto para manobras.

Desaconselhamos o uso de serragem (maravalha) como forração pois o seu pó pode trazer alergia ao porquinho-da-índia, desencadeando infecção respiratória.  Também a capacidade de absorção da maravalha é muito pouca, se comparada ao granulado, e mais facilmente colonizada por fungos e bactérias.

visão da plataforma de acesso do piso inferior para o superior

piso inferior com plataforma de acesso para o piso superior ao fundo 

visão da plataforma de acesso do piso inferior para o superior


visão do piso superior

visão do piso superior


Cercados Alternativos por Guinea Pig Cages:

Cercado feito em acrílico/vidro, 280cm x 72cm. Forração feita de granulado de madeira.

Estrutura de alumínio, madeira e vidro. Forração: toalhas e cobertor de soft-fleece. 118cm x 83 cm.

Sobre um móvel. Espaço aproveitado!

Construído sobre o piso. Colocou-se uma camada de plástico, duas de toalhas e por cima, o soft-fleece. Laterais de madeira laqueada, 30 cm. 180cm x 100cm.

Cercado construído de madeira e acrílico. Forração de polionda e granulado de madeira.

Aqui a gaiola foi aproveitada ao ser integrada ao cercado como um banheirinho. Gaiola forrada com granulado de madeira e demais partes do cercado, polionda, toalhas e soft-fleece. Note-se a toalhinha posta embaixo da garrafa de água. Cercado 50cm x 100cm e gaiola, 40cm x 60 cm.

Estrutura de trilho de açoe tela de jardim/galinheiro. Forração de polionda, toalhas, soft-fleece e bandeja plástica com feno para o banheirinho. 120cm x 90cm. Embaixo existe uma prateleira para estoque de ração, soft-fleece, etc.

Estrutura de madeira e tela de jardim/galinheiro. Forração de plástico, toalhas e soft-fleece. Em estruturas de madeira deve-se tomar cuidado para não deixar pontas que o porquinho possa roer. Lascas de madeira podem ferir a boca, garganta e esôfago do porquinho!

Madeira e vidro. 60cm x 90cm.

220cm x 70cm. Estrutura construída sobre caixa de madeira, forrada com polionda, toalhas e soft-fleece. Laterais de aramado e acrílico. O soft-fleece está preso nas laterais por velcro. O acrílico foi posto por trás da madeira, impedindo o contato do porquinho com a madeira.

Madeira e vidro. Forração: granulado de madeira. Cada andar tem 120cm x 60cm.


    Padrão de Área Ideal Para Cercados
número de porquinhos
área mínima em m2
área adequada em m2
em cm
em telas aramadas
0,7 quanto maior, melhor76 x  912x3  (10 telas)
0,71,076 x 1272x4  (12 telas)
1,01,276 x 1572x5  (14 telas)
 1,2quanto maior, melhor76 x 1932x6  (16 telas)


Se você quiser mostrar seu cercado e inspirar a criatividade de outros donos de porquinhos-da-índia, mande a fotografia e conte-nos a história da montagem de seu cercado para a gente publicar aqui!
cavinae@gmail.com 

   
Para conhecer outros tipos de cercados, visite o http://www.guineapigcages.com/ . 

3 comentários:

  1. Posso montar um cercado apenas com madeira ? Ou minhas porquinhas vao roer ?
    E qual altura ideal para um cercadinho ?
    Obrigada, att. B. Monique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique,

      Particularmente não recomendamos cercados de madeira, embora existam muitos deles sendo divulgados, inclusive no Guinea Cages e nas feiras de criadores amadores nos Estados Unidos e na Inglaterra. Madeira pode ser roída. Também pode ser colonizada por fungos, pode mofar, trazendo riscos à saúde do porquinho. O ideal são as telas aramadas.
      Quanto à altura, o minimo de 30cm. Existem porquinhos que conseguem saltar esta altura. O cercado de "teto alto", em nossa modesta opinião, é o ideal pois permite maior enriquecimento ambiental, o porquinho pode " ficar em pé", fazer coisas muito graciosas, alem de exercitar toda sua musculatura.
      Abraço,

      Excluir
  2. Bom dia!
    sabe-me informar onde encontro as telas da primeira foto aqui em Portugal?
    Obrigada!

    ResponderExcluir