quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Por engano, comprei porquinhos de sexos diferentes! Que fazer?



Amigos, isso é muito comum!
Infelizmente no Brasil os PET SHOPS não estão capacitados para manejar o porquinho-da-índia.  A maioria não sabe como efetuar a sexagem (identificação do sexo do animal) antes da venda, nem como acomoda-los, alimenta-los corretamente, etc.
Não trataremos sobre como identificar os sexos pois existe vasto material publicado na internet. Se mesmo com as informações disponíveis na internet você se sinta inseguro ou tiver dúvida para efetuar a sexagem, procure por um veterinário ou veterinário especialista em animais silvestres e/ou exóticos, ou os laboratórios dos departamentos de veterinária, zoologia ou biologia da universidade mais próxima a você para que uma pessoa familiarizada com "cobaias" possa orientá-lo.

Comprei dois porquinhos e o vendedor me disse que eram duas fêmeas ou dois machos. E agora?

Alternativas:

1. Doar um dos animais. 
O problema enfrentado pelos doadores é que a maior parte dos adotantes preferirem filhotes pequenos, de até três meses. Assim quanto mais velho for o porquinho, menores suas chances de encontrar um novo lar.
Também existem pessoas de má-fé que se dispoem para adotar o animal prometendo-lhe zelar por ele, mas que na verdade são captadoras de comida gratuita para serpentes! Por isso antes de doar certifique-se das intensões do adotante, afinal, você é responsável pelo bichinho também!

2. Castração
A castração preferencialmente dos machos - pois é relativamente menos "invasiva" que a das fêmeas - é a alternativa que particularmente adotamos recentemente para um de nossos animais. Ela é denominada orquiectomia. Há riscos? Sim, por isso é importante que o procedimento seja realizado por um profissional habilitado e experiente.
As mortes mais frequentes ocorrem durante ou logo após a anestesia, por erro no cálculo da dosagem de anestésico, choque anafilático e potencialização dos efeitos de doenças pre-existentes no animal - como diabetes e cardiopatias - hemorragias internas.
É bem provável que o animal orquiectomizado (castrado) tenha sarna após a cirurgia.  O ácaro da sarna é oportunista, aproveita-se da queda na imunidade do animal provocada pelo estresse cirúrgico, para se manifestar.
Nos porquinhos saudáveis, a cicatrização é rápida e em dez dias ele poderá conviver com as fêmeas sem o risco de emprenhá-las.

3. Trocar o animal no PET SHOP.
Entendemos que esta não é uma prática ética. E o que garante que você não levará para casa um animal do mesmo sexo daquele que você deixou no PET SHOP? É raro o PET SHOP que aceite trocas.

4. Devolver o animal no PET SHOP.
Muitas pessoas devolvem para o PET SHOP encarregar-se de doa-lo ou revende-lo. Animais mais velhos dificilmente são comprados, pois as pessoas preferem os filhotes entre 40 a 60 dias de idade. 

A posse responsável vai além das campanhas, das palavras. Ela está assentada nas ações. Lembre-se disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário