sábado, 14 de abril de 2012

A história de Nana

Este artigo é dedicado ao Kazyo, a Isaa e Nana, os quais gentilmente cederam as imagens.

Esta história poderia ter acontecido com todos nós e se repetirá por falta de uma política mais severa de administração e fiscalização de criatórios e lojas de animais, pois os maus tratos não se iniciam com o guardião irresponsável, mas com o comerciante inescrupuloso...

Ellen sempre quis um porquinho-da-índia. O empurrão para ter um veio após uma visita a uma lojinha de animais. Ali, bem na frente da loja, estava uma gaiola minúscula. Na gaiola havia coelhos e porquinhos da índia todos juntos, apertados, estressados. Ellen olhou bem e viu aquele animalzinho menor. Um fofo. Amor a primeira vista. Indignada com a precariedade das instalações e com o tratamento dispensado pelo lojista àqueles animais, num rompante, acabou comprando dois daqueles porquinhos.
Tratou de pesquisar sobre os cuidados necessários para a criação de porquinhos-da-índia.  Para sua surpresa, descobriu que os dois porquinhos que trouxera para casa tinham sexos diferentes.  Assim, decidiu presentear o namorado com a fêmea, Nana, e ficar com o macho, o Bola-de-Neve.
 Vítor ficou intrigado com o comportamento estranho de Nana: ela lhe rangia os dentes e se retraía e se arqueava numa posição pouco comum para porquinhos assim que ele fazia cafuné em sua barriga:

Também era quieta em comparação com o Bola-de-Neve, e mais barrigudinha... já começou a suspeitar que Nana já viera emprenhada da loja de animais! A princípio ficou animado, pois o bebê, se fosse fêmea, faria companhia à Nana e se fosse macho, ao Bola-de-Neve.
Na manhã do quinto dia da chegada de Nana, Vítor encontra no cercado manchas de sangue e uma pequena bolinha de carne:





 Mesmo não querendo acreditar, constatou que Nana havia tido um aborto!
Nana teve sorte e o imenso carinho de Vítor e Ellen, que acompanharam e deram todo o apoio para a sua recuperação. Após o aborto, Nana passou a comer e a beber mais, ficando mais ativa.  Mas poderia ter ocorrido o pior em consequência da gestação precoce e desassistida de Nana!  Assim que Vítor desconfiou, já era tarde!
Se você achou a imagem forte, NÃO REPRODUZA SEUS PORQUINHOS-DA-ÍNDIA!
Não deixe machos e fêmeas juntos nem por um instante, pois a monta leva segundos! Porquinhos-da-índia são muito eficientes na monta, são bem adaptados para isso! 
Não compre porquinhos-da-índia,  adote-os. Se não conseguir adotar, evite comprá-los em  locais onde machos e fêmeas estejam juntos, misturados com outros animais, alojados em gaiolas ou cercados sujos e apertados! Peça para o vendedor identificar o sexo do porquinho para você! Se ele não souber, desista da compra!
Não compre nem adote dois porquinhos de sexos diferentes se pretende que vivam juntos! A melhor companhia para um porquinho-da-índia é um outro do mesmo sexo! 
Efetue sempre a sexagem, identificação do sexo do animal, antes de comprá-lo, adota-lo ou colocá-lo junto a outros porquinhos!


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário